Mutirão Oceano Limpo

Em setembro de 2018, a POSITIV.A realizou o primeiro mutirão OCEANO LIMPO, para lançar a linha de frascos de plástico de oceano. O objetivo era conscientizar as pessoas e mostrar o tamanho do impacto que é causado por resíduos nas praias. O encontro foi maravilhoso e nos fez pensar em porquê não fazer com frequência?
Tamanha importância da ação e como uma ação positiva pode ser o pano de fundo para um dia maravilhoso e de muito aprendizado.

Foi então que criamos o CICLO OCEANO LIMPO.
Em 2019 organizamos um calendário que contemplava seis sábado, em seis praias diferentes para fazermos a limpeza.

Já passamos, então, por Itanhaém, Peruíbe, Ubatuba, Praia Grande, em outubro iremos para Bertioga e em dezembro para Maresias.

Embaixo de muito sol, muita chuva, frio, calor, vento, praia deserta, praia cheia, muitxs voluntárixs, poucxs voluntárixs. Já vivemos de tudo e, ao mesmo tempo, ainda temos muito a viver!

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIA

No terceiro sábado de setembro é o dia Mundial da Limpeza de Praia, é a data que temos para fazer barulho e alcançar ainda mais pessoas, conscientizando-as sobre o impacto de suas ações no cenário praieiro.

A coleta serve como lupa. À primeira vista, a maioria das praias parece estar limpa, com a areia branca. Mas quando a gente para, foca na ação de recolher o resíduo e começa a se aproximar da área, aumentamos o foco. Pode-se perceber o quão assustador é. Nos faz pensar ainda mais que mudar os nossos hábitos de consumo é urgente.

 

Os números

No geral, os itens mais encontrados nas coletas são: pedaços de plásticos, garrafas PET, bitucas de cigarro, hastes (cotonetes e palitos de pirulito), canudos e petrechos de pesca (redes e cordas).

Aí você se pergunta: mas quem passa cotonete na praia? Imaginamos que pouquíssimas pessoas… mas o lixo do seu banheiro está indo direto para o mar.
E falando bem superficialmente, pois falamos mais sobre isso aqui e aqui, os animais marinhos confundem esses objetos com comida e podem morrer.

Abaixo alguns números impactantes das quatro primeiras edições do CICLO OCEANO LIMPO!

resíduo mutirão oceano limpo

resíduo oceano limpo

mutirão oceano limpo

E foram mais de 350 voluntárixs envolvidxs para fazer tudo isso acontecer!

 

mutirão oceano limpo

Parte de todo plástico recolhido nos mutirões é encaminhado à fábrica da Boomera para ser lavado, reciclado e transformado nas embalagens de plástico de oceano da POSITIV.A!

Seja parte da solução com a gente!