As cores exercem um forte apelo aos nossos sentidos, captando a atenção e despertando a curiosidade. Para muitos, elas contribuem para uma vida mais vibrante. Vermelho, amarelo, azul, roxo, verde e laranja são algumas das cores de corantes mais comuns em produtos do nosso dia a dia. No entanto, é fundamental questionar se a presença de corantes é indispensável em todos os produtos com os quais interagimos.
Quer saber mais sobre corantes? Então fica com a gente!
O que são corantes?
Corantes são substâncias usadas para adicionar, intensificar ou alterar a cor de materiais, como alimentos, tecidos, cosméticos, produtos de limpeza e medicamentos. Eles podem ser naturais ou sintéticos e são amplamente empregados em várias indústrias para tornar os produtos mais atraentes aos olhos do consumidor, quanto para garantir a padronização de suas cores. Apesar de as grandes indústrias afirmarem que a cor indica a composição ou função de um produto, na prática, essa relação nem sempre existe.
Tipos de corantes:
- Corantes naturais: São derivados de plantas ou minerais. Por exemplo: Urucum (tons de vermelho), Curcumina (tons de laranja e amarelo), Carvão vegetal ou Clorofila (tons de verde).
- Corantes sintéticos: São produzidos artificialmente em laboratório a partir de compostos químicos, muitas vezes derivados do petróleo ou do alcatrão de carvão. Por exemplo: Vermelho 40, Tartrazina (amarelo), Azul Brilhante FCF.
Vantagens e desvantagens:
Tipo de corante | Vantagem | Desvantagem |
Corantes naturais | Geralmente são considerados mais seguros para a saúde e menos prejudiciais ao meio ambiente. | Muitas vezes têm menor intensidade de cor e podem desbotar com o tempo ou em exposição a calor e luz. |
Corantes Sintéticos | Proporcionam cores mais intensas e vibrantes, têm maior estabilidade e são mais econômicos de produzir. | Podem estar associados a problemas de saúde, como alergias e irritações, e alguns têm sido alvo de controvérsia devido a possíveis efeitos adversos. |
Por que os corantes sintéticos fazem mal para a saúde?
Embora a relação entre corantes sintéticos e câncer ainda seja objeto de estudo, algumas pesquisas indicam uma possível associação. Diante disso, muitos países já baniram o uso de diversos corantes sintéticos em seus territórios, incentivando a não utilização de corantes ou optar por alternativas naturais e mais seguras.
- Risco de alergias e interferência no equilíbrio da pele: Pessoas com pele sensível correm maior risco de desenvolver alergias ao entrar em contato com corantes sintéticos, que podem causar irritações e inflamações. Além disso, podem causar ressecamento e deixar a pele mais vulnerável.
- Acúmulo de substâncias tóxicas: A presença de metais pesados, como chumbo e mercúrio, em corantes sintéticos representa um risco à saúde. O acúmulo gradual dessas substâncias tóxicas no organismo pode causar problemas de saúde a longo prazo.
- Impacto ambiental: Além dos riscos para a saúde humana, os corantes sintéticos representam uma grave ameaça ao meio ambiente. Por não serem biodegradáveis, eles se acumulam no solo e na água, colocando em risco diversos ecossistemas.
Quais são os nomes dos corantes sintéticos?
Para aqueles que acompanham a positiv.a, sabem que sempre recomendamos a leitura dos rótulos dos produtos. Dessa forma, é possível identificar os ingredientes e verificar se eles são adequados para sua saúde.
A seguir, apresentamos uma tabela com o nome de alguns corantes que podem causar irritação na pele e reações alérgicas:
- Nomes no rótulo em Inglés: FD&C, D&C Colors, e.g., FD&C RED Nº40, D&C Yellow Nº5.
- Nomes no rótulo em Português: Corantes FD&C, Corantes D&C, e.g., FD&C Vermelho Nº40 (Cl 16035), D&C Amarelo Nº5 (CI 19140).
Leia também, qual o sabonete que menos agride a pele?
Qual o corante mais saudável? A tendência atual é clara: cada vez mais pessoas buscam produtos naturais e sustentáveis.
Na positiv.a, você encontra uma variedade de produtos seguros e eficientes que respeitam a sua saúde e o meio ambiente, já que são hipoalergênicos, livre de petroquímicos, veganos e naturais.
Deseja saber mais sobre alergias? Baixe gratuitamente o guia “Livre-se das Alergias” e aprenda como se proteger de agentes externos, criando um ambiente seguro para crianças, pets e adultos.