A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) soltou uma Nota Técnica (Nº 11/2020) alertando para o aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no Brasil desde o início da pandemia do Coronavírus.
Como forma de controle da propagação do vírus causador da Covid-19, a OMS recomendou intensificar a limpeza de casa. Consequentemente, aumentou-se a exposição tóxica por produtos de limpeza.
“A partir dos dados foi possível verificar que desde as recomendações de limpeza para desinfecção de objetos e superfícies os CIATox (Centros de Informação e Assistência Toxicológica) têm registrado um maior número de casos de intoxicação aos produtos de limpeza. O que sugere relação com uma maior frequência de uso e, portanto, exposição a esses produtos.”
O aumento foi expressivo. Comparando exatamente ao mesmo período do ano passado, os registros de casos de intoxicação subiram 23,3%. E quando falamos, especificadamente, sobre crianças, o aumento foi de 400 casos, de um ano para o outro. Este número só confirma um dado já computado: as crianças são as principais vítimas de intoxicação por produtos químicos de limpeza.
“Embora os dados não forneçam informações que mostrem um vínculo definitivo entre as exposições e os esforços de limpeza para evitar a Covid-19, parece haver uma associação temporal clara com o aumento do uso desses produtos.”
Os produtos mais usados podem ser os mais perigosos
Dentre eles os comuns: água sanitária, soda cáustica, desinfetantes e inseticidas.
Todos esses citados acima são compostos de substâncias muito agressivas para nós e para o meio ambiente. E em muitos dos produtos vendidos nos mercados, escondem-se as informações reais nos rótulos.
Por isso, se preocupar com a origem e a composição dos produtos que usa, agora, é ainda mais fundamental do que nunca.
A melhor alternativa são os produtos de base vegetal!
Priorize produtos naturais, de base vegetal, hipoalergênicos, que são livres de químicos agressivos. A gente pode não perceber no dia a dia, mas os produtos de limpeza convencionais são extremamente perigosos para nossa saúde, em especial, das crianças. Suas substâncias podem causar intoxicações graves, ainda mais estando fechados em casa e com a limpeza intensificada.
Evite-os ao máximo.
E contem com a gente para uma limpeza eficiente, segura e em harmonia com a natureza.
Cuidem-se.
—
Para ler a Nota na íntegra, clique AQUI.
A população e os profissionais de saúde contam com uma central de atendimento para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas à intoxicações. O Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e a pessoa é atendida por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).