Alergia em cachorro: causas e tratamento

Alergia em cachorro

Seja pela alimentação ou por substâncias alérgenas, a alergia em cachorro tem se tornado cada vez mais comum nos lares. E quando eles adoecem, nós também ficamos aflitos, não é mesmo?

Continue a leitura e descubra as causas e o tratamento para possíveis alergias nos pets!

O que causa alergia em cachorro?

Em primeiro lugar, a pele é o maior órgão do corpo nos seres humanos e ela forma uma barreira com o meio ambiente, o que impede agressões de agentes externos.

Nesse sentido, a alergia em cachorro é uma reação do sistema imunológico contra um alérgeno (um “invasor”), que pode ser qualquer organismo que o corpo entenda como uma agressão a ele. Ou seja, os sintomas de alergias são uma espécie de defesa da pele.

Leia mais: O que é hipoalergênico? Tiramos todas as suas dúvidas

Sintomas mais comuns

A seguir, veja as principais formas de manifestação das alergias para identificá-las no seu cachorro:

  • Coceira intensa;
  • Vermelhidão na pele;
  • Feridas na pele;
  • Quedas de pelos
  • Lambedura excessiva (nas patas, focinho, dorso e outros);
  • Vômito;
  • Diarreia.

Tipos de alergias em cachorro

São muitas as formas que as alergias aparecem nos cachorros, mas as comuns são:

Hipersensibilidade alimentar (HA)

A hipersensibilidade alimentar é uma alergia a fontes de proteínas e carboidratos ingeridos na alimentação. Os alimentos que mais causam alergias nos cães são carne bovina, de frango ou de cordeiro, soja, milho e trigo.

As rações comerciais, além de terem esses ingredientes, possuem corantes e conservantes. Dessa forma, é possível que o cão venha a apresentar algum tipo de alergia à ração após um tempo.

Por isso, uma alimentação natural é a melhor alternativa para que seu pet não desenvolva nenhum tipo de reação alérgica.

Dermatite atópica (Atopia)

Esse tipo de alergia é comum em cães por conta do grande número de substâncias presentes no ambiente, inclusive aos produtos de limpeza que utilizamos para limpar a casa.

Alguns pets apresentam uma deficiência na barreira cutânea da pele, causada pela falta de ceramida, o que acaba por facilitar a entrada de alérgenos através dela, favorecendo o aparecimento da alergia.

Como prevenir alergia em cachorro?

A melhor forma de prevenir alergia em cachorro é se atentando à alimentação e aos produtos de limpeza utilizados em casa que possam conter algum tipo de alergênico em sua composição.

Em relação à alimentação, o mais indicado é tentar mantê-la o mais natural possível, buscando a ajuda de um veterinário para um planejamento nutricional para o pet.

Por fim, quanto aos produtos de limpeza, recomendamos que utilize opções veganas e hipoalergênicas, como as da linha da Positiv.a.

Nossa linha de produtos de limpeza foi pensada para a sua casa, sua saúde, da sua família e do seu pet! Todos os nossos produtos são veganos, 100% naturais e hipoalergênicos, ou seja, nada de químicos agressivos nas patinhas do seu cachorro.

Aproveite o desconto exclusivo para leitores do blog e garanta produtos de limpeza que são amigos dos seus peludos! 😉

Experimente produtos ecológicos, hipoalergênicos, veganos. Desconto de 5% na sua primeira compra. Use o cupom BLOGP5

Um comentário em “Alergia em cachorro: causas e tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *